FAQ’S

PERGUNTAS E RESPOSTAS

A Reflexologia pode-me ajudar?
É impossível responder a essa questão, só um terapeuta experiente pode avaliar o seu caso e há sempre condicionantes a considerar. Marque uma sessão e após a observação e estudo do seu caso, se poderá verificar se a Reflexologia é nesse momento a terapia ideal para si.

O que se passa numa sessão de Reflexologia?
Normalmente este é o esquema de uma sessão:
1. Contacto com o pé.
2. Massagem de relaxamento.
3. Despiste das zonas de tensão e pontos dolorosos.
4. Estimulação.
5. Harmonização

Quanto Tempo dura uma sessão de Reflexologia?
Uma sessão de Reflexologia dura em média cerca de 45 a 60 minutos. A primeira sessão demora sempre mais tempo, aproximadamente 1:30 h, porque é feito um questionário inicial ao cliente.

A Reflexologia pode piorar uma condição?
Não. A Reflexologia é uma terapia natural não invasiva que relaxa o corpo e é essencialmente inofensiva e segura.

A Reflexologia faz doer?
Não. A pressão usada na Reflexologia não é dolorosa, mas o nível de sensibilidade de cada um é diferente. Por isso a aplicação das técnicas deve respeitar sempre o bem estar do cliente.

Sinto cócegas no pé? Posso fazer Reflexologia?
Sim, a Reflexologia não faz cócegas. Ao movimentar o polegar, como uma lagarta, o toque é contínuo.

O que podemos sentir durante a sessão de Reflexologia?
De acordo com as características pessoais de cada cliente, serão experimentadas diferentes sensações. Em algumas zonas a pressão será sentida, noutras poderá haver um leve desconforto e haverá outras onde a pressão pode causar uma pontada aguda.

Quais são os protocolos padrão de uma sessão de Reflexologia?
Em todas as sessões os clientes estão completamente vestidos, mas as meias e os sapatos são removidos no caso de Reflexologia podal.
O cliente tem a opção de deitar-se numa marquesa ou sentar-se em uma cadeira antigravidade para a sessão.
Cremes podem ser usados durante a sessão
.

Posso dormir durante uma sessão de Reflexologia?
Sim. A maioria dos clientes entra num estado de relaxamento profundo, e muitas vezes adormece.

Qual a duração de um tratamento?
A partir da primeira sessão já se podem sentir melhoras. A duração do tratamento vai depender, não só da sintomatologia, mas também da vontade de se curar do cliente. É importante manter as sessões até que a cura se consolide. Tenha em mente que quanto mais antigo for o problema de saúde, mais tempo os resultados demorarão a aparecer.

Qual a periodicidade ideal para as sessões de Reflexologia?
As sessões devem ser feitas com intervalos de 1 semana. No entanto, em casos mais graves, pode-se fazer duas vezes por semana, até estabilizar o cliente.

Há alguns conselhos sobre cuidados posteriores a ter depois de uma sessão?
Para aproveitar ao máximo uma sessão de Reflexologia, é aconselhável evitar atividades extenuantes por 24 horas. Isso permite que o corpo integre os benefícios do tratamento, incentivando e prolongando o modo de descanso e relaxamento. Beba bastante água para ajudar na desintoxicação e na libertação de toxinas do sistema.

Quais são as possíveis reações que posso ter depois de uma sessão de reflexologia?
Os sintomas que podem ocorrer depois de uma sessão não estão diretamente relacionados com a Reflexologia, mas sim com o processo de cura e são temporários e não graves. Os sintomas mais comum são: constipação, como nariz escorrendo e congestão dos seios perinasais; tosse; esvaziamento mais frequente da bexiga e dos intestinos; flatulência; dor de cabeça; erupções da pele; bocejos; cansaço; aumento da energia.

Posso fazer auto-tratamento de Reflexologia?
Embora seja melhor receber o tratamento de um terapeuta qualificado, é possível tratar de certos desequilíbrios energéticos atuando sobre as zonas reflexas dos seus próprios pés ou mãos.

A Reflexologia tem Contra Indicações?
Não, a Reflexologia não tem contra indicações, mas tem indicações especificas para algumas patologias, mas como existem vários sistemas de Reflexologia é sempre possível encontrar uma alternativa para o tratamento.
No entanto, há determinadas patologias em que os tratamentos devem ser feitos por terapeutas habilitados: diabetes; epilepsia; problemas cardíacos; gravidez etc…

O que são os mapas de reflexologia?
São desenhos que contêm as áreas reflexas aproximados à anatomia do corpo no respetivo sistema que se vai trabalhar. Áreas reflexas de um lado do corpo, reflecem-se sempre no mesmo lado do mapa.

Qual é o sistema mais eficaz para mim: pé, mão, orelha ????
O mais utilizado é a Reflexologia podal, mas de acordo com a sua patologia o terapeuta decidirá qual o que mais se adapta às suas condições, porque todos os sistemas têm vantagens distintas.

Os reflexologistas utilizam alguma técnica especial com os dedos?
É usada uma técnica de micromovimento para caminhar com o polegar ou com o dedo. É um movimento preciso e firme, mas não dói nem faz cócegas. A pressão pode ser aumentada ou diminuída de acordo com as necessidades do cliente.

Um reflexologista pode diagnosticar as minhas doenças?
Não, os reflexologistas não podem diagnosticar, só um médico o pode fazer. A Reflexologia não deve ser usada no lugar da medicina convencional; ela não é uma terapia alternativa, mas sim complementar.

Como posso garantir que o meu reflexologista é competente?
Verifique sempre a formação do seu reflexologista e se ele/ela está qualificado para a prática da reflexologia e escolha um profissional que seja membro de organizações de reflexologia e com o qual se sinta à vontade. Considere também se é um reflexólogo a tempo inteiro ou se oferece outros serviços.


Caso tenha alguma dúvida, fale comigo


TESTEMUNHO

Gostaria de vos dar o meu testemunho como cliente assídua da reflexologia…
 Esta foi a Terapia por mim eleita ab initio para tratar um problema de saúde do qual já me encontro bem, mas à medida que o tempo passa e envelhecemos vão aparecendo novos problemas. Há uns anos, ou melhor desde que me conheço que sempre tive problemas de obstipação e num belo verão que fui passar a Porto Santo no Spa estava um fantástico reflexologista de origem Romena. Arrisquei e o resultado foi milagroso. Tentei a partir de aí arranjar um bom profissional que se lhe equiparasse até que encontrei a minha Maria João através de um site – dizem que não existem acasos e concordo plenamente. Há 5 anos a esta parte que recorro semanalmente a esta excelente profissional que acabou por se tornar amiga. Recorri a esta terapia por ser COMPLETA e não invasiva. Digo completa porque além da componente terapêutica tem também a componente Preventiva e Holística. Trata a pessoa no seu TODO… o que é FANTÁSTICO! Trata a parte física e também emocional.  É uma “ARMA” eficaz para fortalecer o sistema imunitário, aliviar a dor, melhorar a circulação sanguínea e nervosa.Em primeira instância fica-se logo com a sensação de BEM-ESTAR, pelo relaxamento do corpo e mente, que é proporcionado. Aproveito também caso queira, ou necessite, de desabafar e conversar o que me faz muito bem. Se me apetecer dormir a Maria João apercebe-se de imediato e consegue que eu relaxe –  que é quase impossível noutros locais e ambientes. Acrescento ainda a excelente capacidade desintoxicante de impurezas e toxinas à qual também fico submetida sem ter a necessidade de ingerir químicos. TUDO isto “simplesmente” com técnicas aplicadas nos reflexos dos nossos PÉS durante uma hora ou o tempo que for necessário. A Maria João também tem a capacidade e já o fez nas mãos e cabeça. Super FANTÁSTICO O conselho que vos deixo… façam muita Reflexologia, mas com Profissionais, que por enquanto nesta área só a aconselho a ela. Desde a obstipação até às dores de cabeça, passando pelas lombalgias, stress, ansiedade, esta senhora tratou de tudo! Um Bem Haja!” AMG  Lisboa


%d bloggers like this: