Mitos sobre a Reflexologia

Há muitos ideias sobre a reflexologia que não são verdadeiros.
Vou esclarecer alguns deles, os que escutamos mais frequentemente, para que as informações sobre a reflexologia sejam as mais corretas possíveis.

1. A reflexologia faz cocegas e eu não posso fazer porque não consigo que me toquei no pé.
Se a reflexologia for feita como deve ser, ela não provoca cócegas, porque ao movimentar o polegar, como uma lagarta, o toque é contínuo.
Se o toque no pé for desagradável, pode-se fazer a reflexologia em qualquer outra parte do corpo.

2. A reflexologia faz doer.
A pressão usada na reflexologia não é dolorosa, mas o nível de sensibilidade de cada pessoa é diferente. O reflexologista deve ter atenção à relação pressão vs força, e o toque deve respeitar sempre o bem-estar do cliente, para que o tratamento seja eficaz.

3. Grávidas não podem fazer reflexologia, porque pode ocasionar um aborto ou adiantar o parto.
Não há nenhum perigo em fazer reflexologia, se for efetuado por reflexologistas experientes, e a gravidez estiver a decorrer normalmente, porque existem protocolos para cada fase de gestação.
Reflexologia na gravidez é uma mais-valia para a mulher e o bebe que vai nascer e os benefícios vão bem mais além do que melhorias físicas, porque ajudam emocional e psicologicamente a mulher nesta fase de mudança.

4. Parti um pé e não posso fazer reflexologia.
A reflexologia nos pés mão é a única opção para se fazer reflexologia. Existem várias outras partes do corpo onde é possível fazer reflexologia e são tão eficazes como os pés. Os sistemas mais utilizados além da reflexologia podal são a palmar(mãos), facial(cara), auricular(orelhas) e full body(corpo).

5. Tenho cancro e a reflexologia aumenta a doença.
A reflexologia é uma terapia natural e complementar que tem demonstrado ser uma ótima ferramenta para os pacientes de Cancro, porque ajuda a melhorar os sintomas físicos e emocionais.
Da quimioterapia para o tratamento dos sintomas e de cuidados pós-operatórios aos cuidados paliativos, há pesquisas que demonstram a eficácia da Reflexologia em aliviar a dor, a ansiedade e as náuseas dos pacientes com cancro.

6. Só os adultos é que podem fazer reflexologia.
Seja qual for a idade, sexo, ocupação ou estado de saúde, a reflexologia ajuda a melhorar a qualidade de vida e a responder às necessidades especiais do nosso corpo em determinadas situações. No entanto, há diferenças na abordagem ao tratamento em períodos particulares da vida.

7. Fazer reflexologia nas mãos não é tão eficiente como nos pés.
Uma sessão de reflexologia nas mãos é tão eficaz como nos pés. Como as mãos estão sempre disponíveis e mais habituadas ao tato as suas áreas reflexas levam alguns segundos a mais para reagir mas os benefícios são idênticos.
As mãos são um método simples e eficaz de autoterapia.

8. A reflexologia é uma massagem nos pés.
A reflexologia não é uma massagem relaxante, mas sim uma terapia complementar holística.
É uma técnica específica de pressão que atua em pontos reflexos precisos dos pés com base na premissa de que a essas áreas reflexas dos pés correspondem partes do corpo e isso provoca mudanças fisiológicas na medida em que o próprio potencial de equilíbrio do organismo é estimulado.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: