A respiração é vital para a nossa existência física. É possível ficar dias sem comer ou beber, mas não mais do que 3 a 5 minutos sem respirar.
É através da respiração que o sangue recebe o oxigénio que irá alimentar cada célula do nosso corpo.
Aprender a respirar é essencial. A respiração acalma a mente, aumenta o poder de concentração e desperta os Chakras.
A respiração é um ritmo de vida. Vive-se conforme a respiração e respira-se conforme se vive.
- A inspirar, a segurar o fôlego e a expirar, deve-se controlar os pensamentos e sentimentos.
- A inspirar devemos tomar consciente do fato de que enquanto a energia é absorvida, ela penetra no corpo todo e vai a todas as células e sistemas.
- A segurar o fôlego devemos tomar consciente de como a energia é absorvida por todas as células do corpo, por todos os órgãos e como ela traz força ao corpo, saúde e vida.
- Ao expirar devemos tomar consciente de como todas as células e órgãos estão saturados pela energia da vida, totalmente ativados e manifestando as suas atividades em pleno.
- Retenção vazia – Segurar a respiração depois de exalar
- Retenção plena – Segurar a respiração depois de inalar
Exercícios:
Antes de cada exercício de respiração devemos sentarmo-nos confortavelmente com a coluna direita. Erguer o queixo de maneira que a parte de trás do pescoço fique direito e colocar as mãos sobre os joelhos para acalmar o corpo e a mente.
1. Nadi Sodhana
Com o dedo indicador da mão direita tape a narina esquerda, fazendo uma pressão ligeira contra a parte carnuda, e inspire devagar e profundamente pela narina direita.
Depois utilize o polegar direito para tapar a narina direita, libertando a narina esquerda e expirando devagar e profundamente.
Mantendo o polegar direito no lugar inspire, agora pela narina esquerda. No fim da inspiração tape novamente a narina esquerda com o dedo indicador direito. Depois expire pela narina direita.
Repita toda a sequência de respirações dez vezes.
2. Respiração alternada pelas narinas
Leve a mão até o seu rosto com a palma da mão voltada para si e coloque o seu polegar numa narina e o indicador próximo da outra. Pressione gentilmente uma narina com o polegar bloqueando a passagem de ar. Inale pela outra narina. Prenda o ar por alguns segundos e depois exale. Retire o polegar e coloque o seu indicador na outra narina e inale, prenda e exale.
Continue alternadamente uma respiração completa (inalação/ exalação) por polegar/indicador. Repita de oito a dez vezes.
Há uma energia que é absorvido através da narina esquerda e uma outra que é absorvido pela direita.
Através da narina esquerda aceita-se a corrente magnética, que está conectada ao plexo solar. Isto é chamado corrente do Sol. Através da narina direita aceita-se a corrente elétrica que é chamada corrente da Lua. A primeira tem conexão com o coração e a segunda com a mente.
Para desenvolver mais o coração, inspiramos com a narina esquerda e expiramos com a direita. Para desenvolver mais a mente, inspiramos com a narina direita e expiramos com a esquerda. Estabelecemos o equilíbrio entre a mente e o coração e também entre a eletricidade e o magnetismo. Quando mudamos a respiração alternando através da narina esquerda e da direita, equilibramos as correntes.
3. Inspiração e Expiração Conectada
Inspire e expire pelo nariz. Faça 4 respirações curtas seguidas de 1 profunda. Repetir 4 vezes esse pequeno ciclo completando assim as 20 Respirações.
4. Respiração abdominal
Observe a respiração nesta área. Enquanto inspira o abdómen dilata-se e enquanto exala o abdómen contrai-se. Não se deve contrair ou expandir em demasia, o que dificultaria a respiração desnecessariamente.
Devem-se fazer 7 respirações concentrando a atenção nesta região, e observando o movimento do abdómen.
1 – Conectar a língua ao palato
2 – Inspirar lentamente, levando a respiração até ao abdómen, sentindo este se expandir
3 – Reter o ar, contando 1
4 – Expirar lentamente, sentindo o abdómen se retrair
5 – Reter a respiração enquanto conta 1 e inspirar novamente.
Variações da respiração:
1. Inspire – contando até 7
Prenda o ar – contando até 1
Expire – contando até 7
Reter o ar – contando até 1.
2. Inspire – contando até 6
Prenda o ar – contando até 3
Expire – contando até 6
Reter o ar – contando até 3.
5. Respiração para ativar a energia
Inspire rápida e profundamente durante 2 segundos, retenha a respiração durante um segundo e expire profundamente durante outro segundo. Ao expirar, solte o som «huu».
Repita várias vezes, até se sentir cheio de energia.
