Menopausa não é só hormonas

Menopausa é uma ocorrência que afecta todas as mulheres, quando cessam definitivamente os períodos menstruais.

Um sinal de que a menopausa está a chegar é os ciclos tornarem-se erráticos e muitas vezes passarem-se meses sem o período.

A mudança de idade, não é só um problema físico, mas sim uma autentica revolução mente-corpo. Há alterações metabólicas, problemas sexuais, aumento de peso, irritabilidade e muitas vezes nesta altura a mulher pode deparar-se com o síndrome do ninho vazio.

Existem 3 tipos de menopausa: natural, prematura e artificial A menopausa pode ser fisiológica ou natural resultante do processo biológico de cada mulher, e surge habitual-mente entre os 45 e os 55 anos, prematura quando ocorre mais depressa e mais cedo, por motivo de doença, ou stress cronico e a artificial que é devida a cirurgia, ação terapêutica medicamentosa (citostática) ou por radiações (radioterapia).

A menopausa faz disparar as mudanças no cérebro, emitindo um sinal de alerta ao corpo, à mente e às emoções. Alguns sintomas da chegada da menopausa são:
· Amenorreia – ausência de menstruação;
· Mãos e pés frios;
· Dores de cabeça;
· Tumefação e sensibilidade dos seios;
· Perturbações vasomotoras – calores, afrontamentos, suores nocturnos;
· Perturbações do sono;
· Perturbações do humor – irritabilidade, angústia, estados depressivos, stres;
· Alterações cutâneas – rugas, perda de elasticidade, da espessura e da resistência da pele;
· Perturbações genitais – secura vaginal, dispareunia, disfunção sexual;
· Perturbações urinárias – cistite, urgência miccional, incontinência urinária;
· Alterações cerebrais – aumento do risco da Doença.de Alzheimer e AVC, deficite de concentração e perda da memória recente;
· Doenças cardiovasculares – aumento de risco de Enfarte Agudo do Miocárdio, edemas;
· Osteoporose.

Quanto mais cedo conseguirmos reconhecer e começar a dar atenção aos sinais de alerta que o nosso corpo emite da perimenopausa, melhor vamos conseguir passar esta fase e preparar-mo-nos para viver com ela até ao resto das nossas vidas.

Parte da resolução destes problemas é conhecer as próprias limitações, aprender a viver com elas e aceitar a ajuda necessária. Muitas vezes temos que vencer a dor da perda do que deixamos para trás, e aceitar o presente tal como ele é, porque a menopausa combina a sabedoria das fases anteriores e eleva-as a um novo nível de conhecimento com a experiência adquirida anteriormente. Passamos de uma fase em que os objetivos e comportamentos eram condicionados pelas exigências da sociedade para condicioná-los pela exigência da nossa alma.

O Bem-estar futuro depende não só da saúde física, como também da emocional, espiritual. Um corpo saudável está equipado para produzir todas as hormonas que a mulher necessita ao longo da sua vida, mas os padrões de vida, o estado de saúde, o meio ambiente e outros fatores socio económicos podem afeta-lo de um modo positivo ou negativo.

A Reflexologia como uma terapia de Bem-estar geral pode ser uma grande ajuda nesta fase.

Ela vai atuar para:
· Aliviar o stress;
. Reforçar o sistema endócrino equilibrando as glândulas;
. Diminuir as tensões;
. Equilibrar o sistema nervoso;
· Estimular a circulação sanguínea;
· Melhorar a qualidade do sono.

Estes são dois testemunhos, de quem passou bem por esta fase com o auxílio da Reflexologia:

O resultado mais pronto e óbvio foi com os “calores” da menopausa, que iniciei muito nova. Logo desde a primeira sessão senti resultados; aquela sensação de afogueamento praticamente desapareceu, ficando apenas um ocasional leve (e breve) calor ao deitar.
Este efeito prolonga-se até hoje, passados alguns anos. Poderia pensar que se deve à assiduidade com que tenho as sessões, mas a verdade é que, mesmo interrompendo, como foi o caso durante o recente confinamento devido ao COVID-19, os sintomas não regressaram.
As maravilhosas mãos da Maria João Oliveira também resolveram-me um problema que me causava dores nos piores momentos e um constante desconforto 24 horas por dia; trata-se de uma desidratação de 3 discos inter-vertebrais na região lombar. O desconforto contínuo desapareceu, e quando se avizinha uma crise é rapidamente resolvida.
Também sou testemunha das suas capacidades extraordinárias para intuir e diagnosticar, chamando assim a nossa atenção para órgãos e outras partes do corpo que necessitem de mais atenção.
Em geral, pode dizer-se que graças à reflexologia vou resolvendo rapidamente todos os problemas que vão surgindo. Às mãos e à não menos importante sensibilidade da Maria João o devo e agradeço”.
Ana Santos Marques, 53 anos, instrutora de yoga.

“Conheci a Maria João em Fevereiro de 2017, tinha dores nas costas, tensão nos ombros e no pescoço e uma amiga em comum aconselhou-me a marcar uma sessão de Reflexologia.
Comecei por fazer semanalmente, ao fim de algumas sessões pude ver os resultados: todas as dores melhoraram e sentia-me profundamente relaxada. Isso fez com que mesmo quando não tinha queixas específicas, fazia uma sessão por mês, para relaxamento e bem-estar.
Em Fevereiro deste ano, a entrar na menopausa, com afrontamentos, suores noturnos e insónias, foi-me prescrito pela minha médica a compensação hormonal, que me aliviaria de todos esses sintomas tão nefastos.
Com alguma apreensão e antes de aviar a receita, falei com a Maria João sobre o assunto e ela disse-me que a Reflexologia podia ajudar também nesta fase.
Optei então por não tomar a compensação hormonal e passei a fazer sessões semanais de Reflexologia, especificamente para os sintomas da menopausa. No primeiro mês pude notar o efeito dos mesmos, passei a ter muito menos afrontamentos e suores noturnos e a dormir melhor. Além disso, determinadas dores abdominais e nos ovários também foram desaparecendo, tornando a passagem por todo este processo muito mais simples.
Aconselho qualquer um a experimentar a Reflexologia, seja por questões físicas ou emocionais, porque aqui tudo se pode tratar!
Obrigada Maria João!”
Ana Brites, 55 anos, empresária

Neste momento estou a fazer um estudo sobre a Reflexologia e a Menopausa. Quem quiser participar e colaborar envie-me email ou entre em contacto comigo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: